Por que enviar SMS sem acentos

Explicamos nesse texto por que costumamos enviar os SMS automáticos aos associados sem acentuação.

Os sistemas de envio de SMS funciona com base de 7 bits por caractere, sendo que estão disponíveis 140 octetos de 8 bits por mensagem, totalizando 1120 bits, dividindo esse valor por 7 (quantidade de bits por letra) temos o total de 160 caracteres disponíveis por texto. Ou seja, as mensagens que enviamos tem o limite de 160 caracteres com 7 bits. Alguns alfabetos utilizam 8 bits para a codificação, permitindo 140 caracteres e por fim outros utilizam 16 bits, conhecido como sistema Unicode, esse seria o nosso vilão da história.

O alfabeto português pré definido pelo GSM 03.38, disponível no Wikipédia, não tem como padrão alguns dos acentos básicos utilizados na língua portuguesa. Quando o usuário seleciona um símbolo que não está contido nessa listagem de letras, o aparelho automaticamente passa a utilizar o sistema Unicode, que torna 70 caracteres o máximo para de espaço para a mensagem. Os principais deles são símbolos em geral, como o til, o acento agudo (“crase”), o acento circunflexo e os pontos de interrogação e exclamação, por exemplo. Isso acontece porque os acentos são considerados caracteres especiais. Para que eles sejam reproduzidos corretamente para o receptor, é preciso que sejam adicionados códigos que identificam cada símbolo de acentuação.

Automaticamente, quando passar a quantidade máxima de caracteres, a operadora irá separar a mensagem em duas para que ela seja entregue corretamente ao destinatário, o que pode levar a um gasto desnecessário que poderia ser evitado.